Da Montanha ao Mar
A fotografia captura momentos e expressa a percepção do mundo ao nosso redor. Desde as montanhas ao mar, dois espaços de beleza imponente e contrastante, provocam diferentes sensações, mas uma enorme vontade em os fotografar.
A montanha é uma experiência que exige contemplação e paciência. A grandiosidade dos picos, a névoa que se dissipa ao amanhecer, a textura das rochas e o jogo de luz e sombra criam uma atmosfera quase mágica. O desafio do relevo acidentado e das mudanças climáticas súbitas torna cada fotografia uma conquista. O fotógrafo envolve-se na vastidão do horizonte, na força bruta da natureza e na sensação de isolamento que inspira reflexão..
O mar proporciona outro tipo de prazer, o dinamismo das ondas, a infinitude do oceano e a constante mutação da paisagem marítima geram imagens carregadas de emoção e movimento. O reflexo da luz sobre a água, a força das marés e a serenidade do horizonte criam uma paleta de cores e sensações únicas. Há algo de hipnótico em capturar o instante exato de uma onda quebrando.
A fotografia como exercício de ligação ao mundo é um convite a olhar o nosso habitat com mais atenção e a eternizar seus momentos efémeros, daí que igual prazer me dá fotografar quer na montanha, quer junto ao mar, quer na cidade, quer em qualquer outro lugar.